quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Apartamento de 68 m² é reorganizado para um jovem solteiro

Paredes a menos e acabamentos criativos tornaram este apartamento paulistano espaçoso e descolado. A planta oferecida pela construtora continha três quartos e uma cozinha separada das outras áreas.
A compartimentação excessiva do apartamento em São Paulo ficou só no papel. “Para que tantos dormitórios se eu ia morar sozinho?”, pergunta o proprietário, que preferiu abrir tudo e dispor de mais espaço para receber os amigos. Coube à arquiteta Patrícia Salgado programar as mudanças antes de o edifício ser erguido: tanto as paredes quanto os revesti mentos padrão foram dispensados para facilitar a personalização. O lavabo, mantido no centro, é a única barreira entre os ambientes. “Ele separa as alas social e íntima”, explica Patrícia, que reforçou a integração ao revestir o piso inteiro com placas cimentícias. Da cozinha repleta de armários ao quarto com ofurô e closet, todos os lugares são bem aproveitados.

Cozinha elegante - ela não faz feio na hora de receber. Tem armários de MDF com acabamento texturizado (Bontempo) e no piso, placas de concreto Slim Basic (Solarium). A parede atrás da pia recebeu painel de inox (Mekal) na altura de 60 cm, o que a protege da água e de frituras. Área ventilada - o fogão funciona a gás e não existe janela na cozinha. Para manter o local arejado, ao lado da porta de correr de vidro há uma chapa perfurada de alumínio que dá para a lavanderia (Art Vidros).

Mais aconchego - atrás do sofá, encontra-se a parede do lavabo revestida de ripas de canela (Casulo). Entre ela e o forro, criou-se uma fresta de 15 cm iluminada por fluorescente. Percurso marcado - quatro balizadores de alumínio (Laboratório da Luz), a 30 cm do piso, sinalizam o caminho entre o quarto e a cozinha. Funcionam com lâmpadas halopin de 40 w e são instalados a cada 90 cm. Peça multiuso - para aproveitar melhor o espaço, o mesmo painel de MDF com pintura microtexturizada reúne o móvel de TV, um tampo de apoio ao bar e uma adega. Execução da Criare.

Lavabo inusitado - Patrícia bolou uma peça que faz as vezes de bancada e cuba. A chapa de vidro preto, com 3% de inclinação, manda a água para uma calha de alumínio que a leva até a tubulação de saída do esgoto. Fixado nas laterais de alvenaria com suportes metálicos, o vidro fica apoiado na meia-parede de drywall (Placo) que esconde a calha. Espelho iluminado - Ele recobre uma caixa de MDF, cujas extremidades embutem lâmpadas fluorescentes (que evidenciam a textura Limestone da Terracor). Para manter o equilíbrio visual, esse volume tem a mesma profundidade da parede inferior de drywall

Azul para relaxar - em vez de um sistema de iluminação mais complexo e caro, bastou encaixar um filtro azul nos spots embutidos no forro. “Esse disco colorido de cristal abre o facho luminoso e cria uma luz difusa”, explica o lighting designer Edson Gomes, do Laboratório da Luz. Banho oriental - o morador desejava ter um ofurô no quarto, mas não havia instalação hidráulica. Antes de optar pelo modelo pronto (Multiforma), Patrícia teve de estender a tubulação de água quente e fria até o local. Para esconder os canos, instalou o drywall sobre a parede de alvenaria e o revestiu de palha natural. O encanamento que leva a água até o esgoto está entre a laje do piso e o forro de gesso do apartamento de baixo. “Antes de pensar em quebrar o teto do imóvel vizinho, é importante consultá-lo com antecedência”, alerta o morador. Obra executada pela VOS Construções

Separação sutil - revestida de um painel de madeira, a divisória de drywall (2,50 x 1,45 m) serve de encosto para a cama. Ela criou um pequeno closet, do outro lado. “Do quarto, é impossível enxergar quem está se vestindo”, fala Patrícia. Nas laterais da cama, as duas arandelas ajudam na leitura.

Planta do apartamento de 68m²