terça-feira, 7 de setembro de 2010

NIEMEYER, 103 ANOS, NA ESPANHA

Para nós, brasileiros, é sempre motivo de orgulho ver o arquiteto carioca Oscar Niemeyer assinando projetos pelo mundo. Perto de completar 103 anos, ele continua realizando grandes obras. Mas, acho interessante observar que a maioria delas segue as mesmas linhas e propostas arquitetônicas.

Veja a maquete, os desenhos e as perspectivas do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, que ele projetou e está sendo construído em Avilés, na Espanha.


Observe que dentro do auditório, cheio de curvas – bem características do arquiteto –, cada espaço ganha funcionalidade. Como o de São Paulo (que o arquiteto criou para o Parque do Ibirapuera), o auditório, com capacidade para duas mil pessoas, pode ser aberto em uma das laterais para que o público de fora assista ao espetáculo. Já o museu tem o contraste da simplicidade da cúpula externa com o interior moderno. Toda a obra está orçada em 30,5 milhões de euros e tem recebido contribuições de artistas de todo o mundo, entre eles Brad Pitt.


Neste momento, a construção está na reta final e o conjunto deve ser inaugurado em 2011. Tomara que nosso mestre centenário esteja bem para viajar até lá e receber mais homenagens no evento. Afinal, ele deu o projeto de presente à cidade em retribuição ao Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes, que recebeu, em 1989, da fundação do mesmo nome na Espanha. Enfim, Niemeyer segue em frente como nosso arquiteto mais prestigiado no mundo.

BANHEIRO "QUASE" SUBMERSO

Ninguém vai aparecer nadando e tirar sua privacidade durante o banho, embora a sensação de que isso vá acontecer seja grande. A imagem feita debaixo d’água da raia de uma piscina foi reproduzida, digitalmente, em alta qualidade e reveste a parede de 2,40 x 2,60m do banheiro. Da Giclée Reprodução com Arte, custa R$ 166 o m² (sem instalação). Banheira clássica com misturador da IDT Banheiras. Cadeira da Secrets de Famille e toalhas Trousseau.

Repórter de imagem Camile Comandini. Fotos Marcos Antonio