sábado, 17 de julho de 2010

FAVELA JARDIM PANTANAL

A semana passada comecei a estagiar no CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), e a primeira favela que fui visitar foi a do Jardim Pantanal(zona leste), onde possui uma população de +ou- 40.000 habitantes. Foi feito um lindo trabalho lá !!!!!
Construído às margens do Rio Tietê, o Jardim Pantanal freqüentava os noticiários todos os verões, quando as chuvas castigavam o bairro obrigando seus moradores a usarem barcos para transitarem pelas ruas durante as enchentes.
A partir de 2002, um programa de drenagem e reurbanização do governo estadual solucionou os principais problemas de escoamento e removeu 3 mil famílias de áreas críticas para conjuntos habitacionais dentro do bairro.

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS


ANTES
Vistas de longe, as casas amontoadas, feitas de blocos e sem reboco, formam um cenário cinzento e sem charme que São Paulo aprendeu a chamar de favelas. São bairros que cresceram de forma improvisada e irregular, mas que nos últimos anos estão sendo urbanizados e legalizados.

DEPOIS
Atento ao problema,casas do Jardim Pantanal ganharam nova cara, sob a assinatura do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Mais do que o simples embelezamento das casas, Ohtake defende que todo o processo de pintura ajuda na mobilização dos moradores, que participam das escolhas das cores e podem assumir a defesa do bairro contra a depredação.
.
O reboco nas paredes das casas mal-acabadas, outro ponto relevante do projeto, visa a diminuir a umidade dentro das residências.

Parque Central da Favela Jardim Pantanal, lindo projeto!!! Além desso tem outro parque, escolas, creches, viveiro, centro de recuperação de drogados, galpão de reciclagem, entre outros.........todos para a melhoria da comunidade!!!!