quarta-feira, 23 de junho de 2010

38 m² bem distribuídos neste apartamento

Passados dez anos desde que se mudou de Campinas para São Paulo a fim de cursar engenharia, Alexandre viveu muitas mudanças. Por isso, o apartamento de 38 m² comprado pelo pai para lhe servir de moradia já não combinava com seu momento de vida. “De estudante a executivo que viaja muito, ele agora precisa de um apartamento prático”, diz o designer de interiores Marcel Steiner, contratado para renovar o imóvel. Da primeira ideia, que envolvia apenas a troca dos móveis, logo Alexandre foi convencido a derrubar algumas paredes para fazer o espaço render. A outra providência foi eliminar parte da parede do quarto, que agora se integra à área social e lhe confere ares de loft contemporâneo.

Alexandre adora ler na varanda. Para torná-la mais agradável, Marcel colocou decks prontos (50 x 50 cm, Leroy Merlin), e o morador escolheu os vasos de plantas. Na parede da sala, cinza (Suvinil, ref. E154).

Para que a cama tivesse uma superfície de apoio, Marcel derrubou apenas parte da parede que dividia o quarto da sala (veja a planta). O tom grafite-escuro (Suvinil, ref. P154) reforça o ar masculino.

Alexandre viaja muito a trabalho, por isso, quando está em casa, curte seu hobby preferido, que é cozinhar. Assim, investiu em móveis planejados novos (Favo) e equipamentos sofisticados.

Marcel sugeriu um piso único para os ambientes integrados. Os materiais existentes foram substituídos por tacão de cumaru (IndusParquet) – mantido com sabão neutro e pano úmido até na cozinha.

A obra envolveu a derrubada de algumas paredes para tornar a circulação mais fluida, uma vez que o apartamento era compartimentado em sala, quarto, cozinha e banheiro. Agora, somente o banheiro fica isolado. A cozinha avançou cerca de 1 m sobre a área de serviço com a retirada de uma parede e do tanque. Uma porta de correr de vidro separa o ambiente da máquina de lavar e secar.