quarta-feira, 7 de abril de 2010

COMO ESCOLHER SEU HOME THEATER IDEAL

Qual é o melhor tamanho de tela? Quantas caixas acústicas devem ser instaladas? É preciso mandar fazer uma estante especial? Para montar seu home theater adequado, vários cuidados devem ser levados em conta. Veja aqui o que os especialistas recomendam.
Texto Flávia Benvenga Ilustrações Gus Morais/ Especial Home Theaters.
O avião “voa” logo acima da sua cabeça, o herói da história parece “sair” da tela, e você se sente “dentro” do filme – sem se levantar do sofá. Não importa o tamanho do ambiente. Para quem deseja ter em casa as emoções do som e da imagem do cinema, o céu é o limite na hora de montar um home theater: televisores de altadefinição, telões, sistemas de som digital, acesso direto a arquivos salvos em pen-drives, celulares ou MP3 players, conexão com notebook, e por aí vai... Uma dúvida, porém, pode surgir: quais são os equipamentos ideais, que se harmonizam e cabem no espaço disponível sem comprometer a decoração?
Os especialistas garantem que é possível projetar um bom home theater em uma área de aproximadamente 9 metros quadrados – um cômodo de 3 m x 3 m – e manter o local aconchegante e bonito. Ele pode compor o living, ser um ambiente independente e fechado ou integrar a área social da casa, formada por sala de estar e de jantar e varanda gourmet. “Essa, aliás, é a tendência mais forte que se vê hoje em dia”, afirma Edson Kei Imasato, diretor da Imagic Multimídia, empresa de São Paulo especializada em instalação de equipamentos de áudio e vídeo. “Nos novos apartamentos, mais espaçosos, o ambiente para o home theater é uma continuação do living e está acoplado à varanda com churrasqueira. Assim, os moradores recebem os amigos, assistem a filmes, ouvem música, comem, vêem fotos no televisor, acessam a internet, enfim, todos convivem e se divertem em meio à parafernália eletrônica”, diz Imasato.
Com tantas opções de aparelhos, o importante é ter em mente a coerência com o tamanho do ambiente, pois um profissional competente é capaz de adequar o home theater à área a que será destinado e, como resultado, criar um verdadeiro cinema doméstico. “Um espaço grande exige caixas acústicas maiores e mais potentes, assim como abriga perfeitamente um telão de 100 polegadas, por exemplo”, diz Imasato. “Já o home theater integrado ao living costuma ser menor e exigirá soluções diferentes, como posicionamento correto das caixas para não refletir o som, e até cortinas black-out para deter a luz do sol”, afirma o especialista. Veja a seguir os itens que não podem faltar e as dicas fundamentais para escolher o seu home theater. E não esqueça: é sempre bom ouvir as recomendações de um consultor antes da compra!
Os equipamentos
O kit básico para montar um home theater é formado por televisor de pelo menos 32” (de preferência de plasma ou LCD), tocador de DVD, receiver (que gerencia a imagem e o áudio do home) e o sistema de som 5.1, formado por cinco caixas acústicas e um subwoofer.
As caixas acústicas
Elas podem ser grandes ou pequenas, visíveis e até embutidas na parede ou no teto, dependendo do projeto técnico e de decoração. “Em home theaters instalados em ambientes integrados, uma forma de melhorar a acústica é colocar as caixas no forro de gesso para que o som saia de cima para baixo, de modo a criar um espaço sonoro mais concentrado”, explica o especialista Edson Key Imasato. O sistema 5.1, um dos mais usados, tem:
Uma caixa frontal, geralmente instalada logo abaixo da TV, que reproduz a voz;
Duas caixas laterais, que transmitem a ambientação da cena e o som estéreo de um show;
Duas caixas traseiras (ou surround, isto é, o som que vem de trás do espectador reproduz os efeitos da cena, como palmas, o barulho do tiro, o som do avião);
Um subwoofer, que normalmente fica no chão devido à vibração, pois gera as baixas freqüências de som, como os graves. Várias marcas de equipamentos eletrônicos comercializam sistemas integrados de home theater, que inclui receiver, caixas de som e subwoofer – uma opção mais econômica. Mas, para quem tem sala grande e quer sofisticar, a melhor escolha é o sistema 7.1, que acrescenta duas caixas traseiras. Essas, porém, devem ser posicionadas atrás do sofá, a pelo menos 1,50 m de distância, para se obter o efeito desejado.
O receiver
Esse aparelho é o coração do home theater, onde ficam ligados todos os equipamentos de áudio e vídeo. No caso do áudio, o receiver envia o som à caixa específica e, por isso, reproduz um dos vários sistemas de som utilizados nas salas de cinema, como Dolby Digital, DTS e THX, conforme a marca do produto. Além das caixas, o receiver conecta outras fontes como tocador de DVD, CD player, videogame, karaokê, MP3 e notebook ou computador.
A tela
A escolha entre telão, TV de plasma e LCD deve ser feita de acordo com a área do home theater. É importante ressaltar que, devido à tecnologia desses televisores de alta-definição, é possível instalar aparelhos com tela grande em espaços pequenos. “A uma distância de 3 metros podese perfeitamente colocar uma TV de 52 polegadas”, assegura Imasato. “Mas para ambientes maiores o ideal é lançar mão de um projetor e telão de 72” a 100”, já que custam bem menos que um televisor de mesma dimensão e têm excelente qualidade de imagem.”
A acústica
Tão importante quanto a escolha dos aparelhos é verificar aacústica do espaço que vai abrigar o home theater. Isso significa que a decoração pode ser determinante. Piso frio, vidros e espelhos causam reflexão sonora e dificultam a boa acústica e, certamente, devem ser evitados. Em contrapartida, opte por materiais que absorvem bastante o som, como cortinas de tecido, móveis de madeira e tapetes.
Os móveis
Para usufruir ao máximo do som e da imagem de cinema oferecidos pelos aparelhos, a disposição dos móveis deve seguir algumas regrinhas básicas. Como as caixas acústicas precisam estar em seus devidos lugares (conforme descrito na página ao lado), o sofá é posicionado de frente para o televisor, e centralizado no espaço. Assim, o usuário desfruta de todos os efeitos sonoros e visuais do sistema. Já a estante ou o rack – móveis mais usados em home theaters – deve ser projetado para acolher todos os equipamentos, levando-se em conta a ventilação e lugar para organizar os DVDs
Três detalhes que fazem a diferença:
1. Caixas acústicas e projetor embutidos no teto
Para aproveitar o espaço e deixar o ambiente mais “limpo”. “É possível também colocar um sistema de elevador que faz o projetor descer quando está em uso e subir e se esconder no forro ao ser desligado”, diz Imasato
2. Automação
Com um controle remoto inteligente, todos os aparelhos do home theater são acionados com o toque dos dedos. Ao ser programado segundo as necessidades do usuário, o equipamento opera, por exemplo, as funções de áudio e vídeo e, ainda, pode comandar a abertura das cortinas, acender e apagar as luzes e ligar o ar-condicionado
3. Conexão com notebook
Já é considerado tendência instalar um computador portátil para aproveitar os recursos desse aparelho e transformá-lo em uma central de entretenimento que reúne fotos, vídeos e músicas. Pode-se também, no home theater, navegar pela web, jogar games de última geração, ver conteúdo de alta-definição baixado da internet, acessar rádios on-line, entre outras diversões.

TRANSFORME SEU MÓVEL ANTIGO!!!

Por que criar quando se pode recriar? O sagaz designer americano Jason Fox, visando usar sua criatividade para ajudar o planeta, criou a Purpose Restoration, dando novo significado ao conceito de restauração. Seu trabalho consiste em pegar móveis antigos e transformá-los em novos – até aí, nada de novo, mas a diferença está no produto final. Inspirado em design gráfico japonês, grafite e tattoo art, Fox cria peças únicas e modernas. Confira a seguir o “antes e depois” de algumas de suas criações.