quarta-feira, 17 de março de 2010

LINDO PROJETO

Este estudo foi feito a partir do diálogo entre o WTC Acessória Internacional LTDA. Brasil e os arquitetos do escritório Aflalo e Gasperini de São Paulo. A intenção é implantar em Havana – Cuba, um marco significativo destinado a definir técnica e culturalmente a importância de Cuba no contexto das Américas.

O sítio escolhido favorece a implantação de um edifício de média altura (180m), ocupando uma ilha retangular junto à praia do Havana Club, formando uma pequena Marina. A silhueta do edifício com sua superfície inclinada e arredondada, sugere seu surgimento do mar, especialmente visto de quem chega navegando. Do lado da cidade a volumetria do edifício abre-se em direção do centro, constituindo um elemento de destaque, também visto deste ângulo. O edifício deverá conter um centro comercial, uma área para convenções e eventos, escritórios corporativos, apartamentos com serviço de hotelaria e um hotel de 800 quartos aproximadamente. No seu topo superior foram previstas áreas para lazer, restaurantes e um terraço mirante. Completa o edifício um heliponto e na sua base uma marina, iate clube e passeio público.

Para seu acesso foi previsto construir um viaduto para veículos e passeio de pedestres, alcançando uma altura de 20 metros acima do mar para permitir o acesso de barcos no interior da Marina. Embarcações de porte maior terão sua base na parte externa da Marina junto à sua entrada. Foi dada importância especial à conexão de pedestres ao edifício pelo cais existente que leva da sede do Havana Club á sede do iate clube por um cais ao longo da frente do edifício, formando um passeio público arborizado. O complexo compreenderá uma área de construção com aproximadamente 200.00,00 m².