terça-feira, 16 de março de 2010

AÇO CORTEN

É um aço patinável,que possuem em sua composição o cobre e o fósforo que enriquecem o aço, beneficiando-o na redução da corrosão, quando são expostos ao ar e a diversos outros tipos de atmosfera.
Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.
Foi no início da década de 1930, que a companhia norte-americana United States Steel Corporation estimulou o uso de aços enriquecidos com esses elementos, que são os chamados aços de baixa liga, desenvolvendo então um aço cujo nome comercial era Corten.
Os aços patináveis são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, defensas, viadutos, torres de transmissão, telhas, edifícios industriais, entre outros.É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. No Brasil este tipo de aço possui grande aceitação entre os arquitetos.

Casa Corten, em São Paulo, de Marcio Kogan. Ao portão de madeira ripada se segue a fachada de aço corten para, depois, revelarem-se os ambientes sociais amplos, de pé-direito duplo, e o quintal. A volumetria é simples, definida por um grande paralelepípedo branco, pontuado por materiais como madeira e vidro. Na sala de estar, um bloco revestido de madeira comporta a cozinha e exibe, no topo, o home theater.