segunda-feira, 15 de março de 2010

EQUILÍBRIO ENTRE O ANTIGO E O MODERNO

Casamentos que dão certo
Para a designer de interiores Neza César, a contraposição de características clássicas e modernas é essencial. “A mistura fica legal porque só o antigo fica muito pesado e só o moderno fica muito frio”, analisa. Peças herdadas contam a história da família e, quando usadas ao lado de elementos mais contemporâneos, dão o tom da atualidade e ainda contam a história de quem mora na casa. De acordo com a designer, é possível, sim, fazer duas peças totalmente diferentes se complementarem. Isso pode funcionar em diversos tipos de ambiente “Uma mesa com cara de antiquário, rodeada por cadeiras de design e materiais modernos, oferece um visual único para uma sala de jantar, por exemplo. O contrário também: uma mesa reta e clean pode ser unida a um conjunto de cadeiras mais clássicas”, sugere Neza.


O clássico está na forma dos móveis e o moderno, nas cores: "A mistura fica legal porque só o antigo fica muito pesado e só o moderno, muito frio", diz a designer de interiores Neza César, que assina a decoração da própria sala.

Cores para renovar
Ter um autentico Luís XV na sala de casa pode ser um sonho. No entanto, por ser uma peça clássica, de característica forte, ela pode pesar no resultado final da decoração, ficando deslocada entre os outros móveis. Para resolver o problema, Neza César fez uma opção ousada, deixando tudo mais leve com o uso da cor. Ao pintar o móvel com um azul vibrante, ela obteve um visual mais contemporâneo e alegre. A mesma técnica pode ser usada com diversas peças: poltronas, mesas de centro, mesas laterais, cadeiras e o que mais a sua casa pedir. “Quando falamos em móvel com estilo antigo, nem sempre nos referimos a peças autênticas, de antiquários. Dá para mesclar com coisas mais novas que tenham apenas um visual inspirado em outra época ou até nessas peças reformadas, com releituras”, explica.

REVESTIR 2010

Vou mostrar para vocês algumas novidades que vi este ano na feira Revestir 2010:

PISOS DE MADEIRA E LAMINADO

Próprio para varandas e áreas externas, o deck Liso, da Indusparquet, é feito a partir da cabreúva. A novidade são as placas mais finas, com 5 cm de largura. A instalação, com presilhas de plástico na base, cria uma superfície lisa, sem pregos aparentes.

A linha Finestrip, da Cikel, reproduz o padrão de tiras fininhas de madeira, em placas maiores, o que facilita a aplicação. Disponível em duas medidas: 10 x 180 x 1.220 mm e 14 x 180 x 2.200 mm.

Feita a partir de madeira Teca de reflorestamento, a linha Ecológica, da Parquet União, preocupa-se com o maior aproveitamento dos cortes da madeira. Tem 18 mm de espessura e 90 mm de largura.

A linha de piso pronto da Parquet União já vem envernizada de fábrica – não é necessário raspar e aplicar o verniz no local. O padrão de madeira grajuvira tem 15 mm de espessura e 90 de largura.

O carvalho lion é outro padrão da linha Studio, da Durafloor. Seu aspecto mais rústico remete ao visual das madeiras de demolição, com nós aparentes. Tem 8 mm de espessura e medidas de 187 x 1.200 mm.

A Durafloor apresentou os lançamentos de laminados da linha Studio, ideal para áreas comerciais de tráfego leve. O padrão nogueira marbela caracteriza-se pela riqueza de contrastes e nuances douradas. Tem 8 mm de espessura e medidas de 187 x 1.200 mm.

PASTILHAS

Para piscinas, a linha Náutica, da NGK, proporciona maior luminosidade. Vendida em placas de 30 x 30 cm.

A Arte 27 trouxe uma releitura dos antigos azulejos coloniais em suas pastilhas. Os desenhos são formados pela junção de quatro ou nove peças com 5 x 5 cm. As placas são de 30 x 30 cm.

Sustentáveis, as pastilhas Rec- 65, da Atlas, reaproveitam 65% dos resíduos de sua própria produção. As peças têm alta resistência e estão disponíveis em três medidas: 5 x 5 cm, 10 x 10 cm e 20 x 20 cm. Podem ser usadas em pisos e paredes de áreas internas e externas.

A tendência é usar pastilhas com purpurina combinadas com pastilhas neutras. Criação da Colormix.

O tom amadeirado das pastilhas da Vitrocolori é uma das novidades da Revestir 2010. As placas têm 30 x 30 cm e elas são vendidas por metro quadrado.

Feitas através da reciclagem de lâmpadas fluorescentes, as ecopastilhas da Lepri estão disponíveis nos formatos 1 x 1 cm, 3 x 3 cm e 5 x 5 cm. As pastilhas são revestidas de esmalte biológico feito a partir da reutilização de cinzas provenientes da queima de lenha. São vendidas por metro quadrado e vêm em placas padrão de 30 x 30 cm.

Em dois tamanhos (2,5 x 2,5 cm e 5 x 5 cm), as pastilhas Cristal Mondrian da Colortil têm cores variadas. Elas são vendidas na placa padrão de 30 x 30 cm.

CUBAS

A Mekal apresentou as novas cubas em aço inox com banho de titânio. O processo permite diferenciar as cores das peças sem pintura de superfície, o que garante as propriedades do aço inox. Ainda em fase de estudo, as peças ainda não têm previsão para chegar às lojas.



De aço inox, a cuba Quadratta FX, da Tramontina, chama a atenção pelas linhas retas de seu design. A inclinação da peça em direção à válvula impede o acúmulo da água.


Recém chegadas ao Brasil, a nova linha de cubas de vidro de alto luxo da Astra foram apresentadas pela primeira vez na feira. Ainda sem nome definido, entram no mercado ainda neste ano.
A Cuba quadrada Caramelo, desenvolvida pela artista plástica Daniele Drummond recebeu desenhos em relevo na parte interna. Para garantir a durabilidade, a peça recebeu revestimento de esmalte vítreo.