quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PITADAS DE COR NA COZINHA

Alice Martins e Flávio Butti, os arquitetos responsáveis pela reforma deste apartamento, optaram por um piso de porcelanato claro, contrastando com a tonalidade quente das pastilhas de vidro das paredes da cozinha.

O impacto visual das pastilhas de vidro, que revestem o piso e a parede da pia, reforça a máxima de que cor muda o astral. Uma ideia que certamente pautou o projeto da arquiteta Carla Pontes sobre a decisão de trocar o cinza da cerâmica original por um azul intenso. Para dar mais conforto, sofisticação e praticidade à moradora, Carla desenhou uma bancada de peroba-rosa de demolição. A peça abriga a adega climatizada e o bar. O designer Paulo Alves finalizou o desenho do móvel e assina a sua execução.

A atmosfera retrô pautou várias escolhas durante a reforma comandada pelo arquiteto Fernando Piva – do piso de tacos de madeira, com paginação em forma de escama de peixe, à flamejante cerâmica laranja que cobre a parede. No mesmo ambiente, mas fazendo a divisão com o corredor, Piva ergueu um balcão central de madeira para refeições de 1,84 m x 63 cm e 90 cm de altura.

Um dos problemas do chalé era a cozinha escura e apertada. Sabendo que a proprietária, uma chef de São Paulo, gosta de receber amigos nos fins de semana, o designer Décio Navarro aceitou o desafio da reforma. Quebrou a parede que leva à área externa, avançou 60 cm e cobriu com vidro. Além de trazer mais luz, conseguiu embutir a pia e aumentar a bancada. Na parede do fogão, um painel multicolorido de ladrilhos hidráulicos de Flávia Del Prá levou calor ao ambiente e ajudou a fazer da cozinha o coração da casa, assim como desejavam os moradores.

Inspirado no visual frenético dos anos 70, o arquiteto Rodrigo Angulo fez uma reforma radical no seu apartamento de 45 m2. Derrubou paredes, reuniu ambientes e, ao estilo hippie-chique, recheou o espaço de referências e cores. A começar pela cozinha, na qual se destaca um painel de 80 azulejos de demolição, datados de 1973. A madeira pínus reveste o armário que embute o fogão e se estende por toda a bancada até a geladeira azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário