terça-feira, 6 de outubro de 2009

IMITAÇÃO DE TIJOLO Á VISTA

As paredes com tijolos aparentes são um recurso clássico na decoração. Siga esses passos para obter um efeito que o imita.
Você precisa de:
Fio de algodão
Giz
Fita adesiva de 1 cm de largura
Massa corrida
Areia
Espátula
Selador de parede
Tintas acrílicas: laranja, preto, vinho, azul queimado, verde cimento
Tinta látex branca
Pincéis
Pano de algodão

Passos:
Faça linhas na parede paralelas ao chão. Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira: Passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais. As linhas devem ter uma distância de 6 centímetros entre si. Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os "tijolos" fiquem desencontrados. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1 cm sobre as linhas horizontais e verticais.

Misture a massa corrida com areia fina. A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.
Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que quando estiver seco. Deixe secar.

Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto.

Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto. Acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons. Deixe secar.

MESA DE TRABALHO RÁPIDA E BARATA

1. Compre um cavalete básico nos home centers e alguns pedaços de sarrafos para fazer a base dele;
2. Fixe os sarrafos com cola e prego e depois pinte-os da cor desejada com esmalte sintético. O tampo pode ser uma porta lixada e encerada ou uma prancha de vidro temperado reciclado;

3. Olha que lindo que ficou os cavalete pintados de preto com o tampo em madeira natural. Ficou um arraso!!!