sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LINDAS ESTANTES

Apesar do aparente desalinho, a disposição dos módulos desta estante de home theater obedece a uma lógica planejada, calculada baseada na TV, no centro. “É como se as caixas estivessem empilhadas”, afirma o arquiteto Guilherme Torres. “Como é uma parede comprida, de quase 5 m, a assimetria evita a monotonia visual.” Feitas de MDF laqueado, as peças parafusadas umas às outras se projetam sobre um fundo falso preto, apoiado no chão. “Usei essa cor para a ganhar sensação de profundidade e destacar o limite entre cada caixa.”

Com montantes fixados no piso e no teto, a estante de currupixá funciona como uma divisória na fronteira entre a sala e a área íntima do apartamento decorado pelo arquiteto Ricardo Miura e pela designer Carla Yasuda. “Além de brincar com a luz natural, ela traz privacidade aos quartos”, diz Ricardo. O desenho dupla face, com prateleiras de 25 cm de profundidade, permite expor objetos em ambos os lados. “Elaboramos quatro variações de composição, o que confere a ideia de repetição aleatória ao design.” Suspensa à frente, a TV não compromete sua proposta de transparência.
Segmentos projetados em direções opostas conferem movimento ao visual da estante de TV, desenhada pelo decorador Fábio Galeazzo. “Fiz uma releitura dos modelos do designer francês Jean Prouvé, com diversidade no comprimento das prateleiras e dos nichos”, revela. Chumbado na parede, o painel amarelo esconde a fiação e sustenta os módulos ocupados por livros, objetos e equipamentos. “Além da cor viva, optei por prateleiras brancas e fechamentos de sucupira com acabamento rústico, que contrasta com o brilho da laca predominante no resto”, completa Fábio.

Aberto para o estar, um dos quartos do apartamento cedeu sua área ao escritório. “Por isso, o desenho da estante tem um caráter decorativo e ao mesmo tempo funcional: além de expor objetos, guarda equipamentos, livros e documentos do morador”, diz a designer de interiores Luciana Penna, autora do projeto. Para evitar bagunça, a parte de baixo – composta de gavetas e nichos fechados – esconde os arquivos de trabalho. Assim como a mesa de dormentes, o cimento queimado aplicado na parede foi escolhido como um ponto de contraste em relação às prateleiras laqueadas.

Além da função de biblioteca, a estante de MDF laqueado, projetada pelo designer de interiores Francisco Cálio, também se desdobra nos papéis de base para um escritório e um home theater. “Precisei pensar em um móvel versátil que comportasse os usos do dono deste quarto”, afirma Cálio. No desenho, nichos abertos para livros e coleções se alternam com portas e gavetas para CDs e equipamentos. Disposta na lateral, a TV se alinha com a cama à frente. “O contraste de tons e a opção por recortes diferentes criam um visual moderno: o preto simula a profundidade e o amarelo realça o conjunto.”

É possível usar tanto o espaço interno como o intervalo entre os nichos da Concha, de compensado. De Pedro Useche para a Schuster, mede 51 x 35 cm e 1,91 m de altura .

Você determina o formato e o tamanho do modelo da Benedixt: duas cintas elásticas mantêm unidas as esferas de madeira prensada, cujos diâmetros variam entre 20 e 57 cm.



Batizada de Lhum, a peça de freijó de 2,18 m x 30 cm e 2,15 m de altura alterna nichos fechados e espaços abertos na medida para livros. Na Llussá Marcenaria.
Com corpo de MDF laminado de cabreúva e módulos laqueados, a Casulo tem desenho componível assinado por Fernando Jaeger. Medidas: 1,60 m x 48 cm e 1,80 m de altura.

A estante Arquiteta, de freijó, é montada por um sistema simples de encaixe. Dimensões: 32 cm x 1,95 m e 1,20 m de altura.

Use a Tepui como uma divisória de ambientes. Feita de pínus certificado pelo FSC, mede 1,87 m x 35 cm e 1,88 m de altura. NaTok & Stok.


Amélia Tarozzo. São confeccionadas artesanalmente em madeira maciça certificada pelo Ibama e mdf laminado, a partir de técnicas tradicionais de encaixe típico da marcenaria antiga.

A idéia é brilhante. Uma estante que muda de formato infinitas vezes, tantas quanto o milenar jogo do Tangran. A empresa é a Lago, italiana, e o projeto está aqui: http://www.lago.it/design/prodotti/oggetti-e-complementi/tangram.html