quarta-feira, 27 de maio de 2009

ARQUITETURA MODERNA COM ABÓBADAS

A surpresa desta casa se reserva apenas aos que entram. O olhar se dirige para cima, atraído pelo alaranjado do tijolo, intrigado com esse material tão associado à terra estar no teto – que, além do mais, é curvo. Tradicional, essa técnica foi retomada pelos arquitetos modernos numa nova linguagem, como nesta casa.
O arquiteto, então, adaptou o projeto ao novo programa, mantendo as duas premissas principais de seu desenho: a forma de pavilhão e a cobertura abobadada.


Suporte para a iluminação, os tirantes metálicos têm função estrutural: anulam o esforço lateral que as abóbadas fazem sobre os pilares, impedindo-os de abrir. O cálculo estrutural estabeleceu o espaçamento entre eles, que pontuam todos os ambientes.

O diâmetro do arco (6,50 m) quase equivale à largura da casa, totalmente aproveitada na área social. Ali, o piso é um cimentado lixado, com acabamento de verniz PU. Na cozinha, bancada e prateleiras de mármore. O painel de vidro fixo garante luz natural.

O detalhe mostra um raio X da abóbada, fechada com platibandas de concreto e coberta com terra. Ali, o paisagista André Paoliello, plantou furcreias e agaves.
Esta idéia de "telhado verde" é muito bom para o conforto térmico e também para a natureza!!!!

REVESTIR 2009

A sensação na feira Revestir 2009 foram as pastilhas da Jatobá , com coleções assinadas pela estilista Adriana Barra e pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum.


Adriana Barra

Adriana Barra

Marcelo Rosenbaum


Marcelo Rosenbaum

MODELOS DE LAREIRA

Quero aproveitar este friozinho para mostrar algumas lareiras bem charmosas.

Estar e jantar integram-se em quase 80 m2,fechados por vidro temperado laminado 8 mm (Vitrage). A lareira (Construflama) é igualmente grande: boca de 1,50 m de largura e 0,70 m de profundidade. É forrada de tijolos refratários e o resto da estrutura combina alvenaria e concreto.

A lareira (kit da Largrill) de chapa metálica dupla fica encaixada na parede de alvenaria que divide sala de escritório, e aquece ambos os ambientes.


O modelo a gás foi escolhido porque uma chaminé não poderia ser colocada, já que o quarto do casal fica acima do terraço. A parte superior, que parece esconder a coifa, na verdade é apenas uma caixa de alvenaria.A caixa de vidro temperado 18 mm esconde entre os pedriscos uma imperceptível base de concreto e deixa reinar absoluta a lareira do tipo filete (Construflama), modelo com queimadores que geram labaredas em linha reta. Instalada em um ambiente de 40 m², ela dispensa exaustão.
Os tijolos refratários no interior desta lareira foram pintados de preto com um spray resistente a altas temperaturas (Colorgin), opondo-se ao piso de mármore branco. Até chegar ao telhado, o duto (40 cm de diâmetro) parte do térreo e percorre todo o pé-direito do segundo andar. Neste projeto a lenha fica em uma prateleira de granito suspensa por tirantes.

Antes, tijolos aparentes; depois, um painel (1,10 x 3 m) de concreto revestido de pedra-luminária cortada no formato canjiquinha. Sob o painel da lareira, uma base de madeira baixinha, com 20 cm de altura e 40 cm de profundidade, que acomoda objetos e vasos.

Duas lareiras - uma voltada para o interior, outra para o exterior - parecem ser uma só. Porém, elas têm caixas de queima e saída de fumaça individuais, que desembocam no mesmo duto. Neste projeto duto é coberto de mosaico português. As duas bocas tiveram o revestimento interno de tijolos refratários brancos estendidos às bordas.

Canaletas de ipê em formato meia-cana, com sarrafeamento na alvenaria (trabalho artesanal executado pelos marceneiros Dalmo e Dário), destacam o volume desta lareira. Como base, o profissional usou um modelo pronto de aço galvanizado, revestido internamente de tijolos (Construflama). A boca recebeu moldura de granito apicoado.

O frontão de peroba de demolição (Móveis Tretel) é composto por tábuas de 1 m de extensão e 2 cm de espessura, passando a impressão de que a lareira está embutida na parede. A cantoneira de aço inox (Ketesi) resguarda a madeira e atende uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.