domingo, 24 de maio de 2009

FRANK LLOYD WRIGHT

O movimento moderno rompeu com o passado na primeira década do século XX, e tentou redefinir as várias formas de arte de uma maneira radical. Entre arquitetos e designers brilhantes, três tiveram maior destaque: Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier. Onde trouxeram idéias modernas para a vida urbana cotidiana.

  • FRANK LLOYD WRIGHT (1867 - 1959)

    -Arquiteto americano;
    -Promoveu a "Arquitetura Orgânica" - uma oposição ao "Estilo Internacional", eliminando a idéia de caixa, ampliando os espaços e trazendo o exterior ao interior;
    -Tornou o espaço um elemento escultural, conectando vazios horizontais e verticais;
    -"... a realidade da construção não consiste nas paredes e no telhado da estrutura, mas no espaço interno do lugar onde se vai morar".

    Casa da Cascata

Localizada em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, foi construída em 1936 em meio a um bosque. O destaque se encontra no fato de que foi erguida sobre uma queda d'água, utilizando os elementos presentes no meio na composição arquitetônica.Representa o triunfo do arrojo. A rocha embutida no piso em frente a lareira é o ponto de onde todas as vigas irradiam. A cor amarela do terraço imita o tom das pedras. Uma alvenaria rústica forma a chaminé e as portas. A extensão horizontal da sacada é equilibrada por uma elevação do centro da chaminé, que sustenta a casa até a borda e reflete as quedas d'água.




MIES VAN DER ROHE

  • LUDWIG MIES VAN DER ROHE (1886 - 1969)

-Arquiteto alemão, naturalizado norte-americano;
-Foi professor na Bauhaus;
-Foi um dos formadores do "Estilo Internacional": caixas retangulares simples, ausência de ornamentos ou referências históricas, coberturas planas, paredes brancas, janelas amplas, uso de concreto+ vidro+ aço;
-"Menos é mais".
Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo, Less is more.

Resiência Farnsworth (cidade de Plano, Illinois, EUA)Entre 1946 e 1951, Mies projectou e construiu a Casa Farnsworth, uma casa de fim de semana que deveria servir de retiro, nos arredores de Chicago, para a médica Edith Farnsworth e que se tornaria uma das principais obras de referência da arquitectura moderna. Aqui, Mies explorou a relação entre o indivíduo, o seu abrigo e a natureza. O suporte estrutural rigorosamente concebido e as paredes totalmente de vidro definem um espaço interior cúbico simples, permitindo que a natureza e a luz o envolvam de facto. Cortinados a toda a altura, dispostos por todo o perímetro permitem a privacidade necessária, quando desejada. Este pavilhão de vidro ergue-se cerca de 1,5 m acima da planície aluvial do rio Fox e é rodeado por florestas e prados.. A casa tem sido descrita por muitos como "sublime", "um templo pairando entre a terra e o céu", "um poema", "uma obra de arte". A influência desta obra pode verificar-se pela quantidade de "casas de vidro" modernistas.




LE CORBUSIER

  • LE CORBUSIER /Charles-Edouard Jeanneret-Gris (1887 - 1966)

-Arquiteto, urbanista e pintor;

-Origem suíça, mudou-se aos 29 anos para Paris onde adotou seu pseudônimo;

-Acreditava no determinismo ambiental, isto é, se uma residência fosse lógica, funcional e eficiente como uma máquina, seus habitantes também seriam;

-" Sol, espaço e verde", foi precursor do pé-direito duplo;

-" A linha reta é uma grande realização da arquitetura moderna".

Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":

  • 1º- Planta livre de estrutura - sem divisão de cômodos, isto é, sem paredes que não possuam função de sustentação à edificação;
  • 2º- Uso de pilotis - sistema de construção onde o térreo fica livre e elevado do solo;
  • 3º- Terraço/jardim - evitando os telhados tradicionais, propõe a utilização da última laje como jardim;
  • 4º- Fachada livre - independência das aberturas da fachada ao interior do edifício;
  • 5º- Janela em fita - evita as aberturas limitadas e propõe aberturas verticais, buscando iluminação constante e homogênea.

Villa Savoye (Poissy - França)Foi projetada como uma residência de veraneio para uma família francesa. A casa expõe em si os 5 pontos da nova arquitetura, propostos por Le Corbusier, para a Arquitetura Moderna: