segunda-feira, 20 de abril de 2009

O QUE FAZER COM O ESPAÇO EMBAIXO DA ESCADA?

Revestida de pau-marfim, a parte inferior da escada (com 2,75 x 1,44 x 0,75 m) apóia-se numa estrutura de madeira. Dentro dela, foram embutidas 13 gavetas. Com 16 cm de altura e 50 cm de largura, essas peças não alcançam o fundo da escada: têm 45 cm de profundidade. Um patamar (com 1,60 x 0,18 x 0,75 m) leva ao segundo lance, de estrutura metálica. Para sustentar esse bloco, instalou-se uma viga no teto.


Que tal uma lareira, revestida de tábuas de eucalipto envelhecido, para garantir o calor do fogo no inverno?!


Graças à profundidade de 70 cm, foi possível instalar, sob a escada, um depósito e um móvel para os objetos decorativos. Na parte de trás, há o depósito de 40 cm, em que ficam armazenados enfeites de natal, vasos e fotografias. Para facilitar o acesso a essas caixas, a estante, que acompanha o desenho do espaço e ocupa apenas 30 cm de profundidade do vão, ganhou rodízios. Atenção: antes de instalar prateleiras no vão da escada, certifique-se de que não haverá canos por trás das paredes.


Neste apartamento, o vão da escada não só foi aproveitado como também teve os degraus escondidos – como é hall de entrada, fez-se questão de um visual bonito. Com lambris de MDF, a parede foi forrada até o teto, criando um painel com direito a aparador e espelho, armários e nichos. Sob a escada, um fundo falso produziu vários níveis de profundidade. Os armários superiores ficaram com 70 cm, e os inferiores, destinados a organizar os apetrechos de bar, têm 40 cm. Há ainda os nichos para peças decorativas, de 60 cm.


Este móvel aproveita totalmente o vão sob a escada, onde tem espaço para bebidas, copos e louças. O nicho central de peroba-do-campo e fundo espelhado, iluminado por cinco minidicróicas embutidas, se destaca na superfície de laca branca acetinada. As duas mesas auxiliares, retráteis, dão mais bossa ao discreto e sofisticado bar. Nos armários inferiores, a profundidade é de generosos 70 cm, a mesma da adega.


Quando a escada demolida deu lugar a outra, o lavabo abaixo dela ficou mais largo e ganhou um vitrô. O tom escolhido para a pintura, um vermelho forte, faz par com a madeira da escada e a teca usada na bancada. Uma dica: caso pense nessa solução, quando o pé-direito permitir, não se esqueça de planejar a ventilação do lavabo.


Móvel para TV. Na reforma, cobriu-se a estrutura metálica da escada, que ficava aparente, para criar a estante de MDF laqueado. A parte vertical dos degraus, que até então era vazada, ganhou placas também de MDF pintadas de branco. O móvel tem o contorno irregular, moldado pelos degraus. Para disfarçar, foram embutidos nichos assimétricos. A porta falsa, no armário superior, esconde parte da escada.
OBS: Podemos também fazer embaixo da escada um espaço para escritório, colocar grandes vasos sobre seixos claros trazendo o verde para dentro de casa ou ainda um móvel bacana para colocar o aparelho de som, objetos decorativos, livros, etc.