terça-feira, 14 de abril de 2009

URBANISMO SUSTENTÁVEL












A história do urbanismo no Brasil registra projetos dos mais variados formatos e conceitos. Goiânia, Brasília e Curitiba são cidades planejadas em épocas diferentes e com concepções distintas. Depois vieram os condomínios fechados, como Alphaville. Surge agora, o mais recente projeto urbanístico brasileiro – A Cidade Universitária Pedra Branca, localizada em Palhoça, na grande Florianópolis, SC, primeiro bairro brasileiro projetado com base nos princípios do urbanismo sustentável. A Cidade Universitária Pedra Branca está projetada para receber 30 mil habitantes. O conceito deste novo bairro prioriza a caminhabilidade integrada com edificações sustentáveis, desenho urbano que propõe uma centralidade apoiado por uma infra-estrutura de alta performance.
O Novo Urbanismo surgido nos Estados Unidos na década de 80, destaca-se pelo foco no ser humano e seus valores essenciais – qualidade de vida, contato com a natureza, lazer ao ar livre, possibilidade de praticar saudáveis caminhadas, convivência com a vizinhança, entre outros itens. Ou seja, o homem em primeiro lugar e a cidade a seus pés. Viver em contato com a natureza sem abrir mão das amenidades urbanas.
O grande foco do Novo Urbanismo é que ele propõe morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma pequena caminhada. Isso significa que pretendemos resgatar o espírito do lugar: numa mesma quadra ou até num mesmo edifício você concentra lojas, mercados, padarias, farmácias, residências, estas últimas com heterogeneidade de classes sociais, com investimento no bom desenho urbano, na qualidade das calçadas, dos equipamentos. Caminhando por dez minutos será possível ter acesso a todos os lugares da cidade. Também não se trata de um condomínio fechado: Ao contrário, todos os acessos da cidade são abertos, não há nenhuma portaria.
Toda a infra-estrutura urbana do centro do bairro de Pedra Branca é subterrânea: Não há aquela profusão de postes e fios que enfeiam a maioria de nossas cidades.