domingo, 24 de maio de 2009

FRANK LLOYD WRIGHT

O movimento moderno rompeu com o passado na primeira década do século XX, e tentou redefinir as várias formas de arte de uma maneira radical. Entre arquitetos e designers brilhantes, três tiveram maior destaque: Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier. Onde trouxeram idéias modernas para a vida urbana cotidiana.

  • FRANK LLOYD WRIGHT (1867 - 1959)

    -Arquiteto americano;
    -Promoveu a "Arquitetura Orgânica" - uma oposição ao "Estilo Internacional", eliminando a idéia de caixa, ampliando os espaços e trazendo o exterior ao interior;
    -Tornou o espaço um elemento escultural, conectando vazios horizontais e verticais;
    -"... a realidade da construção não consiste nas paredes e no telhado da estrutura, mas no espaço interno do lugar onde se vai morar".

    Casa da Cascata

Localizada em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, foi construída em 1936 em meio a um bosque. O destaque se encontra no fato de que foi erguida sobre uma queda d'água, utilizando os elementos presentes no meio na composição arquitetônica.Representa o triunfo do arrojo. A rocha embutida no piso em frente a lareira é o ponto de onde todas as vigas irradiam. A cor amarela do terraço imita o tom das pedras. Uma alvenaria rústica forma a chaminé e as portas. A extensão horizontal da sacada é equilibrada por uma elevação do centro da chaminé, que sustenta a casa até a borda e reflete as quedas d'água.




Nenhum comentário:

Postar um comentário